segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Vejam a seguir uma reportaguem pega pela Mariana, sobre o que é, o que compõe no cigarro e na fumaça, e veja alguns motivos do porque que os jovens começam a fumar, e leis relacionadas ou cigarro.


CIGARRO

tobacco.gif (3515 bytes)

O QUE É O CIGARRO?

O cigarro é um produto industrializado que contém as folhas secas da planta conhecida como tabaco (Nicotina rusticum e Nicotina tabacum). Outras preparações que contêm o tabaco são cachimbo, charuto, fumo em corda, palheiro e rapé. Todas as preparações que são fumadas apresentam substâncias muito parecidas.

Por outro lado, algumas vezes as folhas de tabaco são misturadas com drogas ilícitas, trazendo efeitos adicionais.

O QUE COMPÕE A FUMAÇA DO CIGARRO?

Os componentes gasosos da fumaça como o monóxido de carbono (CO) e dióxido de carbono (CO2), são os responsáveis pela diminuição de oxigênio para os órgãos dos fumantes. Nicotina e alcatrão compõem a porção particulada da fumaça e depositam-se nos pulmões. A nicotina é responsável pelos efeitos prazeirosos do cigarro, pela dependência, pelo cheiro e cor marrom característicos do tabaco. Além da nicotina presente nas folhas de tabaco, cerca de 4.000 compostos são produzidos pela queima do cigarro, sendo o mais importante o alcatrão, que é cancerígeno.

QUAIS SÃO OS EFEITOS AGRADÁVEIS DO CIGARRO?

Os sintomas psicológicos e físicos do cigarro são bastante importantes e responsáveis pela dependência. Há maior clareza de pensamentos, maior atenção e capacidade de concentração, assim como o aumento da memória. Parecem também diminuir a irritabilidade e agressividade., relaxar a musculatura e diminuir o apetite.

POR QUE OS JOVENS COMEÇAM A FUMAR?

Crianças passam a conhecer o cigarro desde muito precocemente, porque vêem os adultos fumando. Pelas estatísticas brasileiras é comum o experimentar o cigarro desde o 1o grau, o que vai se tornando uso freqüente em um número significativo de estudantes do 2o grau. Hoje em dia, meninas fumam mais que meninos e filhos e filhas de pais fumantes fumam mais do que os de pais não fumantes. Fatores que propiciam o hábito de fumar são a aprovação por parte de adultos e a publicidade sobre cigarros, inclusive sob a forma de patrocínios de eventos esportivos, que mostram a aprovação da sociedade.

QUAIS SÃO AS LEIS SOBRE O USO DE CIGARROS?

  • É proibido o uso em locais públicos. É proibido fumar nas escolas, cinemas, teatros e em museus , bibliotecas e em locais fechados destinados a esportes;

  • Deve haver advertência sobre os perigos para a saúde nas carteiras de cigarro e nas publicidades ;

  • Há regulamentos sobre o uso de cigarro em instituições de saúde, vôos aéreos e transportes públicos;

  • É proibida a venda a menores de 18 anos;

  • Estão proibidas propagandas sobre o cigarro dirigidas a crianças.

FONTE:

psicoativas.ufcspa.edu.br/cigarro


www.areaseg.com/toxicos/fumo.
www.consciencia.net/2004/mes/.../sobreofumo

foi feito a pesquisa dia 29 de outubro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário