segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Entrevista com fumante

VEJAM DUAS ENTREVISTAS FEITA PELA CARINA.

Entrevista com fumante

Data: 23/10/2009

Qual é o seu nome?
Daniel Camargo

Quantos anos você tem?
29 anos

Com quantos anos começou a fumar?
14 anos

Por qual motivo?
Comecei fumando cigarro de baile quando saia com os colegas pra matinês, ai tinha uns caras mais velhos e ofereciam pra gente, e como agente queria parecer mais velhos, agente fumava pra chamar atenção, pra se “mostrar” pros outros. Agente achava que dava status. (risos)

Seus pais fumam?
Minha mãe não, só o meu pai.
Você sabe que fumar é prejudicial à saúde?
Sim

Já tentou parar?
Já tentei, e até consegui uns dias, mas ai perdi o emprego e voltei a fumar.
Você sente alguma dor ou tem algum problema respiratório?
Sinto cansaço quando faço alguma atividade física, e eu sei que é por causa do cigarro, por isso quero parar. As vezes tenho falta de ar.

Você tem vontade de parar de fumar?
Sim, muita vontade de me livrar desse vicio.

E por que não para?
Porque não consigo. Se um dia eu fico sem fumar parece que me falta algo. Parece que estou vazio... sei lá. Me sinto escravo do cigarro.




Daniel trabalha como moto boy, ele diz que para muitas vezes no meio do expediente para fumar, e que não consegue juntar dinheiro porque gasta comprando carteira de cigarros.
Ele contou que uma vez quase teve um acidente de moto porque estava fumando enquanto pilotava, e como estava com o capacete levantado para poder fumar, durante uma curva o capacete desceu bruscamente e o cigarro que estava na boca queimou o seu queixo. Com o susto quase caiu da moto. O pior é que ele confessa que ainda faz isso. Ele sabe que é errado e perigoso, mas o vício fala mais alto.



Entrevista com fumante

Data: 23/10/2009


Qual é o seu nome?

“Maria” (nome fictício, pois a entrevistada é menor de idade).


Quantos anos você tem?

17 anos


Com quantos anos começou a fumar?

Faz pouco tempo, tem menos de um ano.


Por qual motivo?

Quando eu vou “pros frevos” eu e minhas amigas fumamos, mas só por curtição mesmo, mas eu só fumo quando estou bebendo, e não é sempre, é só na hora mesmo, agente ta curtindo, ta se divertindo ai vale tudo.


Você sabia que o cigarro é prejudicial à saúde?

Sei, claro! Mas não é sempre que eu fumo, é raramente

.

Mesmo quando não fuma você bebe algum tipo de bebida alcoólica?

Sim. Toda vez que eu saio pra alguma festa eu bebo, senão não me animo.


Você acha que sua vontade de fumar cigarro é devido ao uso de bebidas alcoólicas?

Acho que não... não sei! Eu bebo quase sempre, quase todo final de semana, mas nem sempre eu fumo. Mas quando eu fumo é porque estou bebendo.


Você gosta de fumar?

Não gosto da fumaça, porque fica no cabelo (risos), mas é boa a sensação de segurar o cigarro. (risos)


Você se considera viciada em cigarro?

Não! E se um dia eu perceber que estou me viciando eu paro.




“Maria” tem 17 anos e diz que não tem dificuldades para comprar cigarro ou bebida alcoólica, ninguém nunca pediu sua identidade, nem mesmo em festas e barzinhos.

Ela diz que o único motivo que ao fuma sempre nas festas que vai é a fumaça do cigarro que fica no cabelo e na roupa, já o hálito se resolve com balinha de hortelã.



18 comentários:

  1. noossa
    muito interessante a entrevista
    essa entrevista me ajudou bastante a fazer meu trabalho de ciencia
    vlw

    ResponderExcluir
  2. olha brigada msm
    vcs cm esta entrevista me ajudaram muito muito mesmo
    eu vou sempre visitar este site
    podem ter certeza vlw

    ResponderExcluir
  3. a entrevista é mt legal vou tirar 10 no meu trabalho

    ResponderExcluir
  4. me ajudou muito no meu trabalho brigaduuu!!!! BJKS!!!

    ResponderExcluir
  5. MUITO INTERESSANTE.OBRIGADO ME AJUDOU MUITO PARA MEU TRABALHO!AGRADEÇO!BOM POST....
    TÉ MAIS ;PP

    ResponderExcluir
  6. Valeu ,me ajudou pra caramba na minha pesquisa aki,valeuu mesmo"!!! ;)

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    a tua entrevista deu-me realmente ideias para fazer o meu trabalho de DESPORTO (Esporte)!!

    Muito Obrigado

    ResponderExcluir
  8. obrigado pelo seu trabalho me ajudou muito com o meu trabalho de ci~encias ñ tinha ninguem pra eu entrevistar obrigada vou ajudar vcs tambem contão com migo se poder valeu

    ResponderExcluir
  9. Vô Colar umas parada pra fazer meu trabalho! Valeu ai!

    ResponderExcluir
  10. valeu, pela ajuda num trabalho de escola!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. muito boa essa entrevista me ajudou muito

    ResponderExcluir
  12. muito obrigada isto me ajudou bastante para minha feira de ciências!! valeuu

    ResponderExcluir
  13. valeu cara, bela entrevista!!!

    ResponderExcluir
  14. Vl sua intrevista foi um massimo nos ajudou

    ResponderExcluir